Uma nova tecnologia chegou para tornar mais eficiente a aplicação de defensivos e trazer economia para o agricultor, contribuindo para tornar sua produção mais sustentável. Trata-se do DropScope – uma ferramenta de apoio a agrônomos que resulta de uma parceria entre o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), a empresa Ablevision, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Tudo começou com a preocupação do IMAmt – braço tecnológico da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) – em oferecer a agricultores e seus colaboradores uma tecnologia portátil, robusta e de fácil manuseio nas fazendas, que contribuísse para tornar mais eficiente a aplicação de defensivos, aumentando a efetividade dos produtos e evitando desperdício.
Essa demanda foi levada à empresa Ablevision que desenvolveu um microscópio digital para a leitura das gotas depositadas em papéis hidrossensíveis utilizados para verificar como os defensivos estão sendo aplicados nas plantas.
“Essa leitura e a contagem das gotas eram feitas de forma visual e imprecisa com o auxílio de uma lente de aumento”, explica Edson Roberto Minatel, diretor da Ablevision. Foi feita então uma parceria com o IAC para desenvolvimento de um software que faz a interpretação das informações colhidas no campo com a ajuda do inédito microscópio digital.
“O DropScope faz um diagnóstico da qualidade da aplicação e ainda dá dicas para solucionar eventuais problemas encontrados”, garante Minatel.
O kit DropScope, que está sendo comercializado pela Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro) e por outros parceiros comerciais, conta ainda com uma maleta protetora e acessórios. Munido desse kit, o produtor ou seu colaborador percorre as lavouras e retorna com informações precisas que são analisadas ainda no campo pelo software consultor virtual, gerando um diagnóstico de apoio à tomada de decisão.
Os idealizadores do kit frisam que o DropScope não substitui o agrônomo na análise das informações, porém possui uma base de conhecimentos avançados em Tecnologia de Aplicação e orienta passo a passo os profissionais em campo, auxiliando-os desde o posicionamento e organização dos papeis hidrossensíveis até a indicação de melhorias quanto preciso.
O sistema analisa a aplicação em três passos: orienta o técnico na melhor distribuição dos papéis hidrossensíveis por meio do aplicativo que pode ser usado no notebook e, em breve, também no tablet ou celular; obtém a deposição das gotas através de um exclusivo leitor portátil digital de alta resolução; analisa se a pulverização foi adequada e indica melhorias quando necessárias.
Mais informações sobre a nova tecnologia podem ser obtidas pelo site www.dropscope.com.br.
Fonte: Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa)