A atual gestão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem três pilares de ação: ajudar o setor privado a dispor do enorme excedente de produção acumulado, fazê-lo crescer a taxas elevadas e ajudar o governo a expandir a classe média. Estabelecidos pela ministra Kátia Abreu, esses eixos constam da Carta da Agricultura, publicada na Revista de Política Agrícola do trimestre abril/maio/junho.
A edição eletrônica da revista já está disponível no portal do MAPA. Clique aqui para acessá-la.
A mais nova edição da revista também traz um artigo que aponta as vantagens da agricultura irrigada. O texto é assinado pelo secretário do Produtor Rural e Cooperativismo do MAPA, Caio Rocha, e pelo assessor secretário Demetrios Christofidis.
Outro artigo, assinado por Daniel Henrique Dario Capitani, Marcel de Souza Gomes, Arnaldo Cesar da Silva Walter e Manoel Regis Lima Verde Leal, aborda as condições de trabalho na atividade canavieira.
Já o doutor em Economia Rural e professor da Universidade Federal do Ceará José de Jesus Sousa Lemos analisa os efeitos da expansão da soja na agricultura familiar no Maranhão.
A publicação também traz a contribuição do engenheiro agrônomo Marcel Innocentini, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que escreve sobre os desafios e proposta da política brasileira do agronegócio do café.
As barreiras não tarifárias à exportação de carne bovina e horticultura sustentável também estão entre os temas abordados nesta edição.
Versão impressa
Criada em 1992, a Revista de Política Agrícola também tem versão impressa, com tiragem de 7.000 exemplares. É uma publicação trimestral da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, com a colaboração técnica da Secretaria de Gestão Estratégica da Embrapa e da Conab. É dirigida a técnicos, empresários, pesquisadores que trabalham com o complexo agroindustrial e a quem busca informações sobre política agrícola.