Mulheres são protagonistas no cooperativismo

“É o momento das mulheres perceberem que é possível delegar os afazeres a outros e priorizar um tempo para si, para aperfeiçoar conhecimentos e descontrair em novos ambientes”, diz Cooperada-do-Sicoob-Videira-e-da-Coopervil-Mercilda-Maria-Vian-Retore. Foto: Divulgação
“É o momento das mulheres perceberem que é possível delegar os afazeres a outros e priorizar um tempo para si, para aperfeiçoar conhecimentos e descontrair em novos ambientes”, diz a cooperada Mercilda Maria Vian Retore, do Sicoob Videira e da Coopervil. Foto: Divulgação

A cooperada do Sicoob Videira e da Coopervil Mercilda Maria Vian Retore, que atua com integração de suínos e lavoura na propriedade da família, esteve entre as mil participantes do Encontro de Mulheres Cooperativistas, realizado nesta semana, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis (SC). A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) e marcou a comemoração dos 15 anos de evento com programação especial, incluindo homenagens, palestras, cases e apresentações artísticas e culturais.

Mercilda participou do evento pela quarta vez. Para ela, é uma oportunidade de crescimento, confraternização, troca de experiências, novas amizades e motivação.

“Somos seres que precisamos estar em constante aprendizado e contato com outras pessoas. Quando nos encontramos, observamos que as realidades são muito parecidas e que existem muitas formas de superar as dificuldades. É o momento das mulheres perceberem que é possível delegar os afazeres a outros e priorizar um tempo para si, para aperfeiçoar conhecimentos e descontrair em novos ambientes”.

Integrante do Núcleo Feminino da Coopervil e do Sicoob Videira, implantado há um ano, Mercilda comenta que foram obtidas conquistas como o maior envolvimento das mulheres nas atividades programadas e que estão em andamento.

“O núcleo surgiu para mostrar às mulheres a capacidade que elas têm e para valorizar sua participação na tomada de decisões da família e na propriedade. Além disso, ajudou na melhora da autoestima, mostrando que podem estar junto com as suas famílias na gestão da propriedade, provando que são capazes e perseverantes naquilo que desempenham e se comprometem em fazer”, conclui.

A coordenadora de projetos sociais da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag), Dilce Citadini participa do evento há cinco anos. Para ela, a edição de 2016 foi uma das melhores.

“As palestras foram maravilhosas e o público foi participativo e integrado. Temos um projeto que envolve 450 mulheres na cooperativa e esse encontro é esperado com muita expectativa por elas”.

Ao falar sobre liderança feminina, Dilce realçou que a mulher exerce função importante na família, na cooperativa e na comunidade e, por isso, a abordagem de temas desta natureza é essencial para aperfeiçoar o conhecimento e fortalecer o papel de líder. Ela complementa, ainda, que todas as palestras foram produtivas e que a participação e o interesse das mulheres comprovam que, mais uma vez, a escolha dos temas foi bem-sucedida.

 

HISTÓRIA DE SUCESSO

Reconhecido por reunir público expressivo, o evento surgiu em 2002 com a participação de 250 pessoas e, em 2011, foi realizado em formato de congresso para celebrar os 10 anos. Dessa forma, embora em 2016 ocorra a 14ª edição, são 15 anos de idealização do encontro. A cada ano o encontro inovou na programação das atividades e cresceu no número de participantes.

Os destaques da programação sempre estiveram voltados aos diferentes papéis que as mulheres desempenham na família, na cooperativa, no cooperativismo e na sociedade, além de outras temáticas importantes como saúde e qualidade de vida.

“A edição de 2016 permitiu comemorar o importante papel exercido pela mulher no cooperativismo catarinense, que é considerado referência nacional”, enfatizou o presidente da Ocesc e do Sescoop/SC, Luiz Vicente Suzin.

Suzin completa que SC é a unidade da Federação brasileira com maior taxa de adesão ao cooperativismo: mais de 260 cooperativas de todos os setores da atividade econômica reúnem um milhão e 900 mil famílias associadas e respondem por 11% do PIB catarinense. “A mulher exerce papel estratégico para a conquista e manutenção desses resultados”, conclui.

 

“Temos muito a avançar no preparo de novas lideranças para exercer cargos e para que estejam à frente de suas comunidades. Recebemos, cada vez mais, demandas de cooperativas com interesse de iniciar trabalhos de preparação das mulheres e estamos atendendo na medida do possível”, diz a coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza. Foto: Divulgação
“Temos muito a avançar no preparo de novas lideranças para exercer cargos e para que estejam à frente de suas comunidades. Recebemos, cada vez mais, demandas de cooperativas com interesse de iniciar trabalhos de preparação das mulheres e estamos atendendo na medida do possível”, diz a coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza. Foto: Divulgação

A coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza, lembra que no primeiro evento, realizado em 2002, a participação da mulher foi de 8% dentro do quadro social das cooperativas, que naquela época representava 463 mil cooperados. Atualmente, a participação ultrapassa 36% dos mais de 1,9 milhões de cooperados.

“É um crescimento significativo, mas temos muito a avançar no preparo de novas lideranças para exercer cargos e para que estejam à frente de suas comunidades. Recebemos, cada vez mais, demandas de cooperativas com interesse de iniciar trabalhos de preparação das mulheres e estamos atendendo na medida do possível”.

Patricia finaliza destacando que é gratificante observar tanto desenvolvimento, tantas ações realizadas e vários frutos deste trabalho: “Celebrar 15 anos, nada mais é do que fazer um coroamento das ações que as cooperativas estão empreendendo em suas bases. Mais de 30 cooperativas participaram do evento e comemoraram essa história”.

 

OS NOVOS HORIZONTES DA LIDERANÇA

Na programação da edição especial de 15 anos do Encontro de Mulheres, o consultor organizacional, escritor, conferencista nacional e internacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança aplicada à Administração e à Educação,Eduardo Shinyashiki, abordou o tema “Os novos horizontes da liderança”, com intervenções contagiantes sobre os diversos aspectos que envolvem a postura de um líder.

Segundo ele, hoje a liderança está cada vez mais feminina: “Estamos falando de acolhimento ao invés de pressão, cobrança e crítica. Estamos falando de saber ser multifuncional, não simplesmente no sentido de dar ordem, mas de se engajar e estar junto participando. Essas são qualidades extremamente femininas”.

A programação incluiu, ainda, palestra sobre “O impacto do cooperativismo na construção de um futuro melhor”, com Carlos Hilsdorf, apresentação dos cases dos Núcleos Femininos, palestra com João Carlos De Oliveira sobre “Família: a base das Sociedades Cooperativas”, palestra “Saúde e Qualidade de Vida”, conduzida por Malcon Montgomery,palestra com Nelma Penteado com o tema “Acredite nos seus sonhos”, homenagens aos ex-presidentes da Ocesc e Sescoop/SC e homenagem às cooperativas.

 

Fonte: Assessoria do Sescoop/SC

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp