O Brasil perdeu, em 31 de julho, um de seus maiores ambientalistas. Eterno defensor das causas socioambientais, o vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura e presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Ambiental (Sobrapa), almirante Ibsen de Gusmão Câmara, faleceu hoje no Rio de Janeiro, aos 90 anos, em decorrência de um hematoma cerebral.
Durante sua trajetória, Ibsen Câmara sempre esteve engajado na luta contra o desmatamento da Mata Atlântica e pela preservação das espécies da flora e da fauna, ameaçadas de extinção. É considerado um dos fundadores do conservacionismo. Também demonstrava grande interesse e preocupação em relação aos efeitos do aquecimento global sobre o meio ambiente.
Presidiu a Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza, participou do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e foi conselheiro de várias organizações socioambientais. Na revista A Lavoura, da SNA, assinava o suplemento da Sobrapa, onde debatia questões de interesse sobre a preservação do meio ambiente e das espécies.
Ibsen deixa duas filhas e dois netos. Seu corpo foi velado em 01/08 no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju.
Equipe SNA / RJ