O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) divulgou comunicado na qual lamenta o falecimento, nesta terça-feira (7/9), em São Paulo, do agrônomo Fernando Penteado Cardoso, aos 106 anos de idade. No dia 19 de setembro, ele completaria 107 anos.
Formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), em Engenharia Agronômica, Cardoso obteve o 1º lugar de sua turma (F-1936).
No corrente ano, ele estava completando 85 anos de formatura, o que lhe conferiu o recorde, não somente de mais longevo formando da Esalq, como também da própria USP.
Fundador da empresa de fertilizantes Manah, cujo slogan era: “Com Manah, adubando dá”, Cardoso também foi fundador e presidente da Fundação Agrisus, cujo objetivo era financiar projetos de ensino, divulgação e pesquisa relacionados com a fertilidade do solo.
Conhecido pelo trabalho em prol da agricultura nacional, Cardoso atuou ainda como diretor e presidente da Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo.
Além disso, foi secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, delegado da Agricultura junto ao Conselho Interamericano da Produção e Comércio (Chicago) e membro do Conselho e diretor da Fundação Santa Cruz (São Paulo/SP).
O corpo do agrônomo foi cremado nesta quarta-feira no Horto da Paz, em Itapecerica da Serra.
Fonte: Broadcast Agro
Equipe SNA