O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou que o governo estuda elevar o percentual da mistura do biodiesel no óleo diesel. Segundo ele, a questão já foi encaminhada ao Palácio do Planalto, mas “ainda não há definição” sobre o assunto. Lobão falou sobre o tema ao ser abordado por jornalistas quando chegava ao Museu da República, nesta manhã, em Brasília, onde ocorre o evento de comemoração dos dez anos do programa Bolsa Família.
Conforme matéria do Valor, publicada há duas semanas, o governo tem estado sob pressão permanente dos produtores de óleos vegetais e deverá ampliar o percentual de mistura de biodiesel no diesel fóssil vendido no País dos atuais 5% para 6% ou 7% ainda neste ano. O governo teria decidido retomar as negociações neste mês, quando a Casa Civil pediu ao Ministério de Minas e Energia para atualizar os dados que norteiam essa política, em discussão há dois anos.
O debate em torno do marco regulatório do biodiesel estava paralisado desde o ano passado, quando o governo decidiu “dar um tempo” por receio de que o aumento da mistura tivesse impacto na inflação – a soja, usada para produção de rações, é fonte primária de cerca de 75% do biodiesel produzido no Brasil.
Fonte: Valor Econômico