Ministério atende pleito da Abraleite e de todo setor leiteiro e retorna a alíquota de 28% sobre as importações de queijos

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges, e a deputada Tereza Cristina receberam a confirmação do ministro Paulo Guedes e de sua equipe sobre a revogação da Resolução Gecex 31, que consistia na retirada da alíquota de importação de queijos “mozarela”.

A conquista ocorreu por conta de esforço da Abraleite e de todo o setor, iniciado em março, com o envio dos ofícios da associação solicitando a revogação da Resolução Gecex 31 aos ministros da Economia e da Agricultura.

Além dos ofícios, foi elaborada uma nota técnica ao Gecex junto às entidades componentes da Câmara Setorial do Leite do Mapa.

O presidente da Abraleite participou de diversas reuniões e audiências em Brasília, de 24 de março a 10 de maio, para conscientizar o governo, e concedeu entrevistas a veículos de comunicação, repercutindo o risco que essa medida traria ao setor, sem nenhum efeito para a redução da inflação dos alimentos.

Em nota, a Abraleite agradeceu “os esforços e o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), das deputadas Tereza Cristina e Aline Sleutjes, que se empenharam e ajudaram a associação, de outras entidades do setor que se uniram neste pleito, e à imprensa”.

A associação também agradeceu ao ministro Paulo Guedes e sua equipe e ao Gecex “por ouvir o setor e tomar a decisão certa em retirar os queijos ‘mozarela’ da medida”, retornando a alíquota de importação desses produtos.

 

 

Fonte: Abraleite

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp