A Minerva Foods, uma das principais processadoras de carne bovina do Brasil, decidiu paralisar as atividades em sua unidade de Campina Verde (MG) com demissão de 400 funcionários, confirmou a empresa na quarta-feira (1).
“Esta decisão foi inevitável considerando o cenário econômico nacional e a queda do consumo de carnes no mercado interno, que levaram a empresa a readequar suas operações no país para manter os níveis de eficiência em rendimento, otimização da capacidade instalada e a rentabilidade”, disse a Minerva em posicionamento enviado por e-mail.
A atividade de abate em Campina Verde foi paralisada no ano passado, mas a parte de desossa tinha sido mantida em operação.
O presidente da Minerva, Fernando Galletti de Queiroz, disse em março que não planejava reduzir atividades em suas unidades de abate neste ano, mostrando otimismo em relação à carne bovina brasileira e de outros países da América do Sul.
Diversas plantas frigoríficas no Brasil paralisaram atividades em 2015, afetadas pela baixa oferta de boi pronto para abate e pelo retraído consumo doméstico de carne bovina.
A JBS chegou a dar férias coletivas para funcionários de quatro unidades por um mês em março deste ano.
A cadeia de carne bovina esperava no início do ano que a oferta de boi para abate melhorasse a partir do segundo semestre, com recuperação mais robusta em 2017.
Fonte: Notícias Agrícolas