O Departamento de Economia Rural (DERAL), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná divulgou nesta semana o boletim de andamento da colheita do milho safrinha no Estado. De acordo com o levantamento, até 27 de junho, 39% da área total foram colhidas contra 31% da semana anterior.
As chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas dificultaram o andamento da colheita e mesmo com o avanço de 8%, o trabalho de colheita da segunda safra de milho neste ano está 7% atrasada na comparação com o mesmo período de 2014.
Em termos de qualidade, 93% das lavouras que ainda faltam ser colhidas estão em boas condições, 6% estão em condições médias, e apenas 1% foram consideradas ruins.
Recentemente a Secretaria de Agricultura do Paraná elevou sua estimativa de produção do milho segunda safra de 10.782 milhões de toneladas para 11.010 milhões de toneladas. Com um acréscimo de 300.000 toneladas a produção está 6% acima da de 2014 e, provavelmente, a maior da história para esse período do ano, considera o DERAL.
Segundo Edmar Gervásio, analista da área de milho do DERAL, a produtividade do milho de segunda safra é boa e está acima do esperado, saindo de 5.500 kg/ha na estimativa inicial para 5.750 quilos por hectare no último levantamento.
Fonte: Notícias Agrícolas