O mercado atacadista movimentou cerca de 16.8 milhões de toneladas de frutas e hortaliças, injetando mais de R$ 36 bilhões na economia brasileira. Os dados estão relacionados à comercialização registrada dos produtos em 2018 nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país.
Os números foram apresentados pelo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Newton Araújo Silva Júnior, durante a eleição da diretoria executiva do Conselho Fiscal da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), nesta terça-feira (19/3), em Brasília.
Apesar do volume de hortifrutigranjeiros comercializados dentro do país ser estável, as receitas registraram aumento.
Segundo o balanço, esse desempenho foi influenciado pela greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio do ano passado. A paralisação inviabilizou o transporte das regiões produtoras para os mercados de abastecimento, interrompendo as atividades nas centrais por cerca de 15 dias.
“Os números de comercialização destacam a importância que as centrais têm no papel da segurança alimentar, pois fazem milhões de toneladas de produtos chegar à mesa dos brasileiros”, disse Newton Júnior.
“Nesse sentido, a parceria entre a Conab e as Ceasas, principalmente com relação às informações estratégicas prospectadas, reforçam as linhas de atuação das políticas públicas para garantir uma alimentação saudável”.
Nova sede
Pela manhã, durante o evento, foi celebrada a inauguração da sede da Abracen na capital federal. Na ocasião, a associação formalizou convite à Conab para que a companhia faça parte do quadro da instituição. Segundo o presidente da Conab, essa ação seria muito positiva para o fortalecimento da parceria entre as duas entidades.
“É um ano de definição do Plano Plurianual, período para carimbar a questão do abastecimento, da segurança alimentar e das estratégias que vão nortear os investimentos do governo federal nos próximos quatro anos. Precisamos identificar linhas de ações, coordenadas com a atuação das Ceasas”, afirmou Newton.
Durante a solenidade, os gestores da Abracen e Conab discutiram também a possibilidade de realizar, no segundo semestre deste ano, um evento voltado para a troca de experiências qualificadas no setor e também para definir orientações quanto às melhores práticas de comercialização dos hortifrutigranjeiros.
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