A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) recebeu nesta terça-feira (14) uma delegação chinesa do Grupo de Operação de Capital de Shenzhen que veio ao Brasil com o objetivo de pesquisar o setor de Mercado de Capitais brasileiro e ainda estreitar negociações para futuros intercâmbios entre as duas entidades.
A agenda foi conduzida pelo vice-presidente da SNA, Hélio Sirimarco, pelo presidente do Comitê para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais (Codemec), Thomás Tosta de Sá, e ainda por Luís Guilherme Dias, membro do Conselho Administrativo deste Comitê, que apresentaram as ações desenvolvidas por suas respectivas entidades.
A Presidente da Câmara de Comércio de Shenzhen, Liu Hui, demonstrou interesse em participar do III Money Fórum, que será promovido pelo Codemec e aproveitou para convidar Thomás Tosta para participar de uma feira de Mercado de Capitais em Shenzhen como palestrante.
“Além da palestra com o representante deste Comitê brasileiro no evento, nos interessa ainda que empresários do ramo de energias renováveis possam participar também”, afirmou Liu Hui.
Codemec
O Codemec foi fundado em 2018 por Thomás Tosta de Sá e outros importantes nomes do Mercado de Capitais para dar continuidade ao trabalho que vinha realizando no Instituto IBMEC, quando este encerrou suas atividades em 2017.
A missão desse Comitê é promover o desenvolvimento econômico e social do País, através da alocação eficiente da poupança nacional e da ampliação do uso de instrumentos do Mercado de Capitais – acompanhado por meio de pesquisas, e estimular a disseminação de informação, educação e capacitação de empreendedores, empresários, investidores, poupadores e intermediários.
Shenzhen
Shenzhen é uma importante cidade e uma das Zonas Econômicas Especiais (ZEE) da China, que constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa. Foram criadas em 1982-1987 junto ao litoral.
Com uma população de 17.56 milhões em 2020, Shenzhen é a sexta cidade mais populosa da China e um centro global em tecnologia, pesquisa, indústria, finanças e transporte, sendo que seu porto é o quarto complexo portuário mais movimentado do mundo.
Devido à cidade ser um importante centro de tecnologia global, Shenzhen foi apelidada pela mídia de Vale do Silício da China.
Por Larissa Machado