Rubem Novaes e Carlos Von Doellinger, membros do Conselho de Economia da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), foram indicados pelo economista Paulo Guedes para assumir, respectivamente, a presidência do Banco do Brasil e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no governo de Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada por uma fonte da equipe de transição.
Novaes afirmou que, caso seu nome seja escolhido, seria, por enquanto, uma indicação. “A pessoa só vira presidente após aprovação do conselho”, disse. De acordo com a fonte da equipe econômica, comunicados serão enviados ao mercado sobre as nomeações de Novaes e Guimarães.
Novaes é professor da Fundação Getúlio Vargas e foi diretor do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Carioca, Von Doellinger foi secretário do Tesouro Nacional, presidente do Banerj e secretário estadual de Fazenda no Rio de Janeiro nos anos 1980. Foi ainda servidor de carreira do Ipea.
Já o economista Pedro Guimarães, sócio do banco de investimento Brasil Plural, aceitou a indicação para assumir a presidência da Caixa Econômica Federal.
Equipe SNA/Rio, com informações do Valor.