O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) ampliou o acesso da juventude rural ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Agora, podem acessar a linha de crédito, os jovens que há mais de um ano cursam Ciências Agrárias ou Veterinária, em instituições de ensino superior. Também podem acessar os recursos aqueles que tenham participado de cursos de formação técnica, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo).
A outra mudança diz respeito ao número de operações que cada jovem pode contratar. Agora, podem ser concedidos até três financiamentos para cada beneficiário. Antes, era apenas uma operação. O limite por beneficiário é de até R$ 15 mil em cada operação. Os encargos financeiros são de 1% ao ano, o prazo de pagamento é de até 10 anos e até três de carência.
“As inovações contribuem diretamente para o desenvolvimento da agricultura familiar, já que mais jovens poderão acessar os financiamentos e um maior número de operações poderá ser efetuado pelo mesmo jovem”, explica o diretor do Departamento de Financiamento e Proteção à Produção da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, João Luiz Guadagnin.
Podem acessar a linha de crédito
• Jovens com mais de 16 anos e com até 29, integrantes de unidades familiares que apresentem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa;
• Jovens que tenham participado de curso ou estágio de formação profissional definido pela SAF/MDA;
• Jovens que tenham orientação e acompanhamento de empresa de assistência técnica e extensão rural;
• Jovens que tenham concluído ou cursam o último ano em escolas técnicas agrícolas de nível médio;
• Jovens que tenham se concluído ou estudam em Centros Familiares Rurais de Formação por Alternância, que intercalam a formação técnica do aluno em sua propriedade com a formação teórica geral na escola.
Fonte: MDA