Mato Grosso deverá produzir neste ano 1.050 bilhão de litros de etanol, dos quais 180 milhões de litros serão de etanol feito de milho. Atualmente, o Estado possui nove usinas sucroalcooleiras, sendo que três destas são mistas produzindo etanol de cana-de-açúcar e milho.
O Estado deverá produzir nesta safra 2015/2016 de cana-de-açúcar aproximadamente 16 milhões de cana. Para a produção de açúcar deverão ser destinadas em torno de 3 milhões de toneladas.
Segundo o diretor-executivo do Sindicato da Indústria Sucroalcooleira do Estado de Mato Grosso (Sindacool-MT), Jorge dos Santos, a safra 2015/2016 está começando. Ele revela que as chuvas atrapalharam um pouco os trabalhos nas lavouras de cana, entretanto a produção de etanol “não foi prejudicada em decorrência ao etanol produzido a partir do milho”.
A estimativa é que sejam utilizados aproximadamente 450.000 toneladas de milho para a produção de etanol em 2015.
“A médio e longo prazo todas as nove usinas em Mato Grosso deve produzir etanol de cana-de-açúcar e de milho, o que evitará na entressafra da cana a paralisação da indústria sucroenergética”, disse Jorge dos Santos.
Fonte: Agro Olhar