A Marfrig Global Foods, uma das companhias líderes globais em carne bovina, por meio de sua operação América do Sul, está investindo no transporte por ferrovia, em parceria com a Brado, referência em inteligência na logística de contêineres.
A iniciativa permitiu à companhia contribuir com a diminuição da exposição ao risco de acidentes nas rodovias brasileiras, com diminuição de R$ 2.3 milhões nos custos e redução de 62% na emissão de CO2. Isso corresponde a 1.000 caminhões a menos rodando nas estradas até o final de 2019.
Na prática, isso significa que, nesta primeira etapa, os produtos destinados à exportação com origem nas unidades de Tangará da Serra, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, no estado do Mato Grosso, Mineiros, em Goiás, e Ji Paraná e Chupinguaia, em Rondônia, são transportados para o porto por meio da ferrovia.
“Nosso objetivo é ainda este ano ampliar este meio de transporte para atender as unidades de Bataguassu, em Mato Grosso do Sul, e Promissão, no estado de São Paulo”, disse Luciano Alves, diretor de Logística da Marfrig. A iniciativa vai ao encontro dos pilares de negócios da companhia, baseados no respeito ao meio ambiente e ao bem-estar animal.
Especialista em logística multimodal, a Brado consegue entregar um transporte sustentável para as necessidades de uma companhia como a Marfrig. Na multimodalidade, o caminhão faz as First and Last Miles – transportes de distâncias curtas (geralmente até 200 quilômetros) entre a unidade do cliente e o terminal ferroviário. Um trem formado por 100 vagões é capaz de transportar o mesmo que 357 caminhões “bitrem”.
Com um galão de combustível, o trem roda 374 km, enquanto um caminhão percorre apenas 109 km. Além disso, a vida útil de um trem é de aproximadamente 30 anos. A de um caminhão, 10 anos. Todos esses dados estão presentes no Relatório de Sustentabilidade da Rumo de 2017, tendo como base estudos do Instituto Ethos.
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