Mapa lançará PAP 2017/18 no próximo dia 7 de junho

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou na terça-feira passada, 30 de maio, que o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2017/18, mais conhecido como Plano Safra, será lançado no próximo dia 7 de junho, às 10 horas, no Palácio do Planalto.

O valor destinado ao crédito agrícola no próximo ano deve ficar um pouco acima dos R$ 185 bilhões deste ano, conforme o ministro Blairo Maggi. Por sua vez, os juros das principais linhas de financiamento do meio rural devem cair 1 ponto porcentual em relação à última temporada.

Se confirmado os juros praticados em 2017/2018 devem variar de 7,5% a 11,75% ao ano. As regras do plano safra precisam ser aprovadas em uma reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner salienta que o setor produtivo sugeriu ao governo, entre outras propostas, a redução das taxas de juros para as operações de custeio e investimento, tendo em vista a política do Banco Central de reduzir a Taxa Básica de Juros (Selic).

Os programas Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e o de Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) foram considerados prioritários para a CNA. Para Schreiner, o PCA é importante, porque “vai além da construção de armazéns, é uma forma de amenizar os problemas de infraestrutura e logística do país que aumentam os custos de produção”.

 

AGRICULTURA FAMILIAR

O governo confirmou ainda o anúncio do Plano Safra da Agricultura Familiar, que será nesta quarta-feira (31). O plano será válido para o período 2017 a 2020. O anúncio será realizado pelo presidente Michel Temer e o secretário da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), José Ricardo Roseno.

 

Fonte: Sistema Faeg com informações do Globo Rural e edição da equipe SNA/RJ

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp