O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) implementou, no último dia 5 de julho, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), voltado para a cultura da soja.
Além de promover a redução dos riscos nas lavouras de soja relacionados a problemas climáticos, fazendo com que o produtor identifique a melhor época para plantar, o Zarc também busca diminuir os riscos causados pela ferrugem asiática no cultivo da oleaginosa.
Nesse processo, são considerados fatores como a região do País, o desenvolvimento das culturas e os diferentes tipos de solos.
O Zoneamento foi estabelecido pela Secretaria de Política Agrícola do Mapa, por meio da publicação das portarias 247 a 265 no Diário Oficial da União.
Com o Zarc e as demais portarias já divulgadas pelo ministério, referentes às culturas de verão da safra 2022/23, os produtores rurais e agentes financeiros poderão ter maior segurança para o estabelecimento de contratos de seguro e crédito rural.
Modelo
O modelo agrometeorológico do Zoneamento considera elementos que influenciam diretamente no desenvolvimento da produção agrícola como temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, ocorrência de geadas, água disponível nos solos, demanda hídrica das culturas e elementos geográficos.
Segundo o Mapa, os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estarão menos sujeitos aos riscos climáticos e ainda poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR).
Além disso, muitos agentes financeiros só liberam o crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento.
Semeadura e ferrugem
Segundo especialistas, a semeadura é uma das fases que mais influenciam no rendimento da cultura da soja, ocasião onde é possível identificar o nível de exposição da cultura aos fatores relacionados ao clima que podem limitar a produção.
Dessa forma, semeaduras em épocas inadequadas podem afetar o porte, o ciclo e o rendimento das plantas e aumentar as perdas na colheita.
Para a prevenção e o controle da ferrugem asiática, o Mapa indica que devem ser observadas as determinações relativas ao vazio sanitário e ao calendário de plantio, definidos pela Secretaria de Defesa Agropecuária.
Para a indicação das janelas de semeadura, o Zarc levou em consideração a Portaria SDA Nº 607 de 21 de junho de 2022, que estabelece os calendários de semeadura da soja da safra 2022/23.
Estruturação
Atualmente, o Zoneamento contempla os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal, incluindo mais de 60 sistemas de cultivos agrícolas. Os estudos técnico-científicos relativos a esse processo são realizados por uma rede de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Com o aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Agricultura Digital, os produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar informações oficiais do Zarc por meio de tablets e smartphones.
Os estudos atualizados pelo Mapa referentes à soja podem ser consultados no Painel de Indicação de Riscos.