Mais de 350 culturas pequenas já foram incluídas em bula de defensivos agrícolas

Um ano após a publicação da instrução normativa conjunta que trata do registro de agrotóxicos para Culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente (CSFI) – conhecidas popularmente como minor crops –, mais de 350 culturas já foram incluídas na bula de produtos inseticidas, herbicidas, fungicidas, acaricidas e bactericidas. Isso resultou em mais de 700 indicações de alvos biológicos a serem controlados pelos defensivos.

De acordo com o fiscal federal agropecuário Álvaro Inácio, os registros “permitem que o produtor possa proteger a sua produção com eficiência e segurança para o meio ambiente, para o aplicador e para o consumidor final”.

Desde a publicação da norma – Instrução Normativa Conjunta (INC) 01/2014 –, também já foram definidos mais de 500 Limites Máximos de Resíduos (LMR) para diversas culturas, como: agrião, rúcula, jiló, mostarda, mandioquinha, cacau, salsa, cupuaçu, guaraná, entre outras.

A ação para registrar novos produtos para culturas menores é uma política pública iniciada pelo governo brasileiro com o envolvimento do setor produtivo e das empresas que registram agrotóxicos. “O projeto é baseado em experiências internacionais e o seu sucesso também está atrelado ao engajamento das empresas registrantes que apresentaram projetos de extrapolação”, destaca Inácio.

Para saber mais sobre as estatísticas de registro e como registrar produtos para culturas com suporte fitossanitário insuficiente, basta acessar o endereço eletrônico http://www.agricultura.gov.br/vegetal/agrotoxicos/csfi.

Fonte: Ministério da Agricultura

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp