Lucro da soja será recorde em 2020/21

“Os agricultores brasileiros provavelmente terão o maior lucro da história na safra 2020/2021 da soja, já que os preços atingiram recordes nominais nos últimos meses. Os preços elevados são resultado da baixa oferta doméstica e da depreciação do real em relação ao dólar”.

A estimativa é da pesquisadora Joana Colussi e do professor Gary Schnitkey no artigo “Lucro da Soja Brasileira atingirá maior patamar histórico em 2020/21”, publicado na página do Departamento de Economia Agrícola e do Consumidor da Universidade de Illinois (EUA).

Segundo os autores, os preços “provavelmente permanecerão altos no Brasil, e as exportações de soja podem crescer para o ano de comercialização 2020/21. O crescimento da produção no Brasil provavelmente continuará nos próximos dez anos”.

Os analistas destacam que o preço mensal no porto de Paranaguá aumentou 66,50% de 1º de janeiro a 25 de setembro deste ano, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Faculdade de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo.

“O aumento do preço da soja no Brasil está diretamente relacionado à depreciação do real em relação ao dólar. De janeiro a setembro, a moeda norte-americana subiu quase 40%. Durante a pandemia, a moeda brasileira se depreciou ainda mais à medida que sua economia desacelerou”.

Além das mudanças cambiais, explicam os autores, existem prêmios elevados em relação às cotações da Chicago Board of Trade (CBOT) nos portos brasileiros. Em setembro e outubro deste ano, os prêmios nos portos ficaram entre US$ 1,90 e US$ 2,00 por bushel acima das cotações da CBOT.

“Esses aumentos dos prêmios ocorreram em um ano em que o Brasil colheu uma safra recorde de soja, ultrapassando 124 milhões de toneladas na safra 2019/2020”, indicam Colussi e Schnitkey.

“Fatores sugerem que os preços da soja no Brasil continuarão a subir, já que as exportações recordes geraram uma redução da oferta interna em relação aos anos anteriores. A demanda interna continua firme devido às grandes compras de farelo de soja e óleo. Os baixos estoques de soja estão levando as indústrias nacionais a pagar mais em comparação com os portos”, concluem os analistas.

 

Fonte: Agrolink

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