A falta de investimento nas áreas de logística e infraestrutura no Brasil está prejudicando muitos avanços no setor de distribuição de insumos agropecuários. É isso que afirma o presidente da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumo Agrícolas e Veterinários (Andav), Antonio Henrique Botelho Lima.
Segundo Lima, o associado da Andav movimentou cerca de R$ 47 bilhões no setor de distribuição de insumos em 2016. Naquele ano, o investimento foi dividido entre fertilizantes, produtos de nutrição vegetal, defensivos agrícolas, sementes e medicamentos veterinários.
Os números poderiam ser ainda melhores. Falta comprometimento e gestão pública eficientes. E isso só poderá ser obtido com o envolvimento de uma estratégia conjunta da Presidência da República, da Casa Civil e demais ministérios, instituindo políticas públicas que apresentem um norte para o setor, disse.
Para o presidente da Andav, o Brasil precisa de um plano de logística estruturado que permite a distribuição correta de todos os insumos com o produtor pagando um preço justo por isso. Além desses fatores, esse plano colaboraria com o desenvolvimento de estados e municípios, já que qualquer mercadoria poderia ser transportada a um custo menor.
Afinal, são volumes significativos. O mesmo vale para produtos de estocagem dos distribuidores, como por exemplo, os defensivos que necessitam, inclusive, de um controle e segurança ainda maior, disse.
Para colaborar com esse desenvolvimento, a associação realizará o VIII Congresso Andav – Fórum & Exposição, que buscará reunir a cadeia do agronegócio a fim de discutir as necessidades do setor. Temos muitas ações e fatos positivos para discutir. Porém, o objetivo de publicar um artigo anteriormente ao nosso Congresso é justamente gerar a discussão frente ao momento tão desafiador, finaliza.
Fonte: Agrolink