Ipea: PIB da agropecuária crescerá até 2,50% em 2020

Mesmo com os problemas causados e pelas incertezas provocadas pela pandemia do Coronavírus, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima um crescimento de 2,50% do PIB agropecuário do País em 2020, considerando os levantamentos de safra do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando a análise leva em conta as estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a perspectiva é de avanço de 2,30%. Em abril, apenas a partir de previsões de safra do IBGE, o Ipea estimou um aumento de 2,40% no PIB do setor.

“O resultado positivo é explicado principalmente pela alta no PIB da agricultura, que deve crescer 3,10%, utilizando as estimativas do IBGE, ou 2,90%, quando consideradas as estimativas da Conab”, indica a carta de conjuntura divulgada hoje pelo Ipea.

A pecuária registrou queda no primeiro trimestre do ano, pressionada por uma redução de 6,50% na produção de carne bovina, apesar de um aumento de 7,50% no caso da carne suína, mas também deve apresentar resultado positivo e crescer 1,50% em 2020, segundo o instituto.

De janeiro a março, calcula o Ipea, o PIB do setor agropecuário como um todo cresceu entre 3,40% e 3,90%. A colheita recorde de soja e o bom desempenho das lavouras de arroz ajudaram a puxar o resultado positivo.

O Ipea considerou ainda que, em um cenário de maior estresse econômico provocado pela pandemia, o avanço do PIB da agropecuária em 2020 poderá ser limitado a 1,30%.

 

Fonte: Valor Econômico

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp