Indústria de lácteos brasileira recebe certificação internacional

A Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, recebeu o selo FSSC 22000 (Food Safety System Certification) em sua indústria de lácteos, sediada em Ponta Grossa/PR (Frisia), no mês de outubro.

Em março deste ano a unidade de Castro já havia conquistado a recertificação, e em julho a companhia teve ratificada a certificação em sua Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) de Itapetininga, em São Paulo. Todas as unidades de leite da Unium, agora, possuem a certificação FSSC 22000, versão 5.1.

Com o selo, a Unium atesta a segurança de alimentos da cadeia produtiva, aumenta a competitividade no mercado internacional e consolida seus produtos nas prateleiras do consumidor nacional.

Além disso, o FSSC 22000 comprova que as três UBLs atendem a todos os requisitos exigidos por órgãos como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), entre outras instituições, além dos requisitos dos clientes e todos os procedimentos ligados à segurança de alimentos.

Processos produtivos

No caso da certificação FSSC 22000, versão 5.1, concedida à UBL de Ponta Grossa, o selo é referente a três processos produtivos da fábrica: o de leite a granel, que inclui o leite fluido a granel, o leite pré-concentrado e creme de leite a granel; o leite UHT e o leite condensado.

“Foi necessário muito estudo, disciplina e um trabalho dinâmico e permanente para alcançarmos novamente esse objetivo. Atendemos grandes clientes, tanto nacionais quanto internacionais, e com o FSSC 22000, asseguramos que nosso produto é seguro e 100% confiável”, disse o Gerente de Qualidade da Unium, Paulo Mauricio Basto.

FSSC 22000

Em todo o mundo, há em torno de 25.000 empresas certificadas. No setor de lácteos são cerca de 50, sendo poucas delas no Brasil.

A auditoria foi realizada pela Bureau Veritas, e a certificação garante a procedência dos produtos das cooperativas que, em sua maioria, são comercializados para grandes empresas nacionais e multinacionais.

Com esse reconhecimento, as UBLs são certificadas pela integridade no mercado e aumentam a confiança do consumidor, pois a FSSC 22000 é um certificado que atesta a segurança dos processos e, consequentemente, dos produtos fabricados.

 

 

Fonte: Agrolink

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp