Indicadores Cepea: soja, milho e mandioca

Soja: preços caem no mercado interno

Pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostram que os preços da soja caíram no mercado brasileiro nesta semana, pressionados pela menor demanda, pela desvalorização do dólar e pelo clima favorável para as lavouras de soja em praticamente todo o Brasil. A expectativa é de nova safra recorde no País, apesar de as lavouras cultivadas primeiramente poderem registrar menor produtividade.

A queda nos preços internos, no entanto, foi limitada pela forte valorização nos contratos futuros negociados na Bolsa de Chicago. Entre os dias 13 e 20 de dezembro, os Indicadores Esalq/BM&FBovespa da soja Paranaguá e Cepea/Esalq Paraná recuaram 0,80% e 0,10%, respectivamente, fechando a R$ 87,25/saca e a R$ 82,95/saca de 60 kg nessa sexta-feira (20).

 

Milho: ritmo de negócios é lento na semana

Apesar do baixo volume de negócios, os preços de milho se mantiveram firmes em muitas praças consultadas pelo Cepea. A maior parte dos compradores está afastada, sinalizando voltar a adquirir grandes lotes apenas em meados de janeiro, quando se inicia a colheita da safra de verão. Já as exportações seguem intensas.

Do lado vendedor, muitos pedem preços maiores, fundamentados na atual menor disponibilidade do cereal. Além disso, pesquisas do Cepea apontam que dificuldades logísticas também limitaram os fechamentos na semana.

 

Mandioca: chuvas atrapalham colheita e oferta fica ainda mais restrita

As chuvas frequentes e em volumes expressivos da semana anterior atrapalharam os poucos produtores consultados pelo Cepea com interesse pela comercialização, visto que não puderam avançar com a colheita. Praticamente não houve moagem na indústria de fécula, com parte significativa das firmas encerrando as atividades na sexta-feira (20/12).

Quanto às cotações, entre os dias 16 e 20 de dezembro, até foram pressionadas no decorrer da semana, devido à demanda enfraquecida, porém, de modo geral, se mantiveram firmes. Apesar desse cenário, o ganho real dos produtores consultados pelo Cepea pouco se alterou, tendo em vista que o rendimento de amido tem sido baixo. Além disso, a produtividade agrícola também tem ficado aquém das médias históricas.

 

Cepea

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp