Etanol: entressafra e alta da gasolina impulsionam preços dos etanóis
As cotações dos etanóis anidro e hidratado registraram forte alta na semana passada no Estado de São Paulo. Entre os dias 15 e 19 de fevereiro, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado (preço ao produtor) fechou a R$ 2,5268/litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), com forte aumento de 12,43% em relação ao período anterior, sendo esta a valorização semanal mais expressiva do biocombustível nesta safra 2020/21.
Com relação ao etanol anidro, o Indicador Cepea/Esalq subiu 10,63% no mesmo comparativo, com média de R$ 2,7649/litro (sem PIS/Cofins). Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as altas estão atreladas ao período de entressafra e ao aumento no preço da gasolina nas refinarias.
Trigo: negociações seguem em ritmo lento e preços estão firmes
As negociações do trigo em grão continuam em ritmo lento, e os preços, por sua vez, seguem firmes. Segundo informações do Cepea, vendedores permanecem retraídos dos negócios, à espera de novas altas de preços. Moinhos também estão ausentes do mercado, e os que permanecem ativos ofertam valores menores.
Esse movimento, porém, não foi suficiente para pressionar as cotações nas regiões acompanhadas pelo Cepea. No mercado de balcão, colaboradores do centro de pesquisas informam que há pequeno volume de trigo disponível entre as cooperativas, mantendo a ligeira alta dos preços.
No mercado de lotes, a valorização do dólar e a elevação dos preços externos têm dado suporte às cotações.
Cepea