Indicadores Cepea: boi, suínos e frango

Boi: com forte alta da reposição, relação de troca piora para o terminador

Os preços dos animais de reposição registram um firme movimento de alta, renovando de forma consecutiva os recordes reais.

Entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021, os avanços nos preços da reposição foram mais intensos que os observados no animal para abate, contexto que vem resultando em piora na relação de troca de terminadores.

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse cenário é bastante desafiador a pecuaristas, tendo em vista que esses agentes também se deparam com custos de insumos para alimentação em patamares recordes.

Considerando apenas os meses de fevereiro, a atual relação de troca da arroba de boi gordo no mercado paulista por um bezerro em Mato Grosso do Sul é a segunda pior da série do Cepea, atrás apenas da verificada em fevereiro de 2015.

 

Suínos: preços seguem em recuperação

Os preços do suíno vivo seguem em recuperação em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Apesar da demanda interna ainda enfraquecida, frigoríficos elevaram a procura por novos lotes de animais para abate nos últimos dias.

Agentes de frigoríficos e indústrias processadoras vêm conseguindo repassar essas recentes altas dos preços do animal vivo para as carcaças e para a maioria dos cortes negociados no atacado, mas muitos já estão receosos quanto à comercialização nos próximos dias.

Isso porque o aumento nas cotações do animal vivo tem ocorrido de forma muito rápida, o que pode dificultar os próximos repasses aos valores da proteína. Além disso, agentes estão atentos ao típico enfraquecimento das vendas na segunda quinzena de mês, devido à redução no poder de compra população.

 

Frango: competitividade da carne de frango em relação à bovina é recorde

Nesta parcial de fevereiro, os preços médios da carne de frango negociada no atacado da Grande São Paulo registram alta sobre os de janeiro. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso vem do aquecimento nas demandas interna e externa.

Para a carne concorrente bovina, os valores da carcaça casada também avançam neste mês, mas de forma ainda mais intensa. Diante disso, dados do Cepea mostram que a competitividade da carne avícola frente à bovina vem atingindo um novo patamar recorde em fevereiro.

 

Cepea

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp