Indicadores Cepea: boi e suínos

Boi: setor pecuário nacional investe e abate aumenta em 2022

Os investimentos realizados pelo setor pecuário nacional em tecnologias (sobretudo em nutrição, genética, pastagem e sanidade), ao longo dos últimos anos, vêm sendo evidenciados atualmente por dados oficiais, que mostram crescimento no número de abate de animais e ganho de produtividade.

No acumulado de janeiro a setembro, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram abatidos no Brasil 22.191 milhões de animais, 7,83% a mais do que no mesmo período de 2021.

Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que esses números ajudam a entender a dinâmica dos preços da arroba ao longo deste ano.

Vale lembrar que, no acumulado da parcial de 2022, o valor médio mensal do Indicador do Boi Gordo Cepea/B3 (mercado paulista) já recuou 9,40%, em termos reais (IGP-DI), caindo para R$ 290,76 em dezembro (média até o dia 13).

Suínos: demanda aquece e preço sobe

Com a proximidade das festas de fim de ano, a demanda por carne suinícola vem se aquecendo. Diante disso, os preços do suíno vivo e da carcaça voltaram a reagir em todas praças acompanhadas pelo Cepea. Entre os cortes mais procurados está o lombo, que registrou a valorização mais expressiva.

Agentes consultados pelo Cepea se mostram otimistas e esperam que as vendas continuem aquecidas nos próximos dias. Na direção contrária do mercado doméstico, as exportações brasileiras de carne suína vêm se enfraquecendo nesta primeira quinzena de dezembro.

Segundo os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), nos sete primeiros dias úteis do mês, 27.000 toneladas de carne suína foram exportadas, com a média diária de embarques em 3.900 toneladas, 9,20% abaixo do registrado no mês passado.

Fonte: Cepea
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp