Indicadores Cepea: boi e suínos

Boi: preço da arroba se mantém acima dos R$ 300,00 na maior parte de 2021

O cenário observado no setor pecuário nacional ao longo de 2021 foi semelhante ao verificado no ano anterior, com exportações, especialmente à China, em ritmo intenso e oferta restrita de boi gordo para abate. Como resultado, os preços de toda a cadeia renovaram os recordes das respectivas séries.

No caso do boi gordo, os preços da arroba paulista se mantiveram acima de R$ 300,00 em boa parte do ano. Com relação às exportações, apesar da manutenção da suspensão dos envios de carne de boi à China por pouco mais de três meses (do início de setembro até meados de dezembro), os embarques totais da proteína em 2021 ainda devem fechar o ano em volumes elevados.

 

Suínos: exportação recorde não evita queda do preço no Brasil

Assim como já era esperado pelo setor suinocultor nacional, a demanda externa pela carne continuou firme em 2021, e as exportações brasileiras da proteína atingiram novos recordes.

Já no mercado nacional, pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) ressaltam que o desempenho ficou aquém do esperado por agentes pelo setor. Com o poder de compra da maior parte da população fragilizado, a demanda doméstica esteve fraca, o que resultou em queda nos preços da carne e do animal vivo.

Outro fator que marcou o ano de 2021 foi o elevado custo de produção. Além do forte aumento verificado nos preços do milho e do farelo de soja, principais insumos da atividade, a energia elétrica e os combustíveis também encareceram neste ano.

 

 

Fonte: Cepea

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp