A Índia deve encerrar a temporada açucareira atual com uma produção recorde de 36 milhões de toneladas, segundo novas estimativas da Associação das Usinas de Açúcar Indianas (Isma, na sigla em inglês). A estimativa já considera que 3.4 milhões de toneladas deixarão de ir para o mercado de açúcar para serem convertidas em etanol.
Em relação à safra passada, a produção da temporada atual deve aumentar 15%, ou 4.8 milhões de toneladas. Na última temporada, a porção de açúcar destinada à destilação de etanol foi menor, de dois milhões de toneladas.
Do início da safra 2021/22, em outubro passado, até 6 de junho, a produção já totalizava 35.2 milhões de toneladas, volume 14,60% maior que o do mesmo período do ciclo passado. A produção restante deverá ocorrer nos estados de Tamil Nadu e Karnataka.
Com o aumento da oferta, as exportações contratadas até o momento já totalizam entre 9.4 milhões e 9.5 milhões de toneladas, sendo que 8.6 milhões de toneladas já foram efetivamente embarcadas. O governo limitou as exportações neste ciclo a dez milhões de toneladas.
A Isma estima ainda que a demanda doméstica total nesta safra deve ser de 27.5 milhões de toneladas. Com isso, os estoques finais do país devem ficar em 6.7 milhões de toneladas, o que seria suficiente para atender a três meses de consumo.
Fonte: Valor