As exportações de produtos pelo terminal de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, devem bater recorde este ano, superando as 700 mil toneladas, impulsionadas principalmente pela soja. A informação foi divulgada, em nota, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Inovação e Tecnologia (Semadesc).
No primeiro bimestre, as exportações de soja pela hidrovia, que tem por destino final Porto Murtinho, alcançaram 122.400 toneladas. “Além disso, já está contratado até o fim do ano o equivalente a 675 mil toneladas”, informou a Semadesc, sendo que, no ano passado, foram mais de 300 mil toneladas de soja e açúcar movimentados no porto.
Atualmente, a movimentação de cargas é feita pelo terminal portuário do Grupo FV, que foi inaugurado em 2020, apostando na hidrovia como estratégia de escoamento de grãos.
O terreno do terminal abrange 50 hectares, com um total de 26 hectares de área útil, sendo 500 metros de frente para o Rio Paraguai, indicou a Semadesc.
A capacidade de fluxo de embarque é de mil toneladas por hora para o transbordo de soja, milho e açúcar, assim como a importação de fertilizantes. Sua estrutura tem capacidade de movimentar até 2 milhões de toneladas de grãos por ano.