Importador russo enfatiza qualidade das carnes brasileiras

“Toda essa história em torno da qualidade da carne brasileira é uma evidência do aumento da concorrência no mercado mundial de carnes. É provável que, ao proibir as importações de carne do Brasil, muitos países tirem proveito da situação. Mas, em minha opinião, essa decisão nada tem a ver com a qualidade da carne.”

Muitos brasileiros já levantaram a tese de uma “conspiração dos concorrentes externos” para justificar a irrupção da estabanada Operação Carne Fraca. Mas nenhum deles foi levado a sério. Agora, quem manifesta a mesma opinião, expressa nas frases acima, é um russo. Mais exatamente, Viktor Linnik, presidente da principal holding do agribusiness russo, a Miratorg. Segundo Linnik, sua empresa opera há 20 anos com empresas brasileiras do setor e pode garantir que o Brasil não tem problemas com a qualidade de suas carnes.

De sua parte e como é natural, o governo russo reforçou os controles laboratoriais sobre a carne proveniente do Brasil. Mas não tomará nenhuma medida adicional, disse Julia Melano, secretária de imprensa do Rosselkhoznadzor, o serviço federal veterinário da Rússia.

Acrescentando que, pelas informações dos serviços veterinários brasileiros, apenas duas das 21 empresas denunciadas estavam habilitadas a exportar para o mercado russo, Melano disse que uma delas já não realizava negócios com a Rússia. Assim, apenas uma dessas empresas exporta para a Rússia, “mas qualquer decisão a respeito somente será tomada mais à frente”.

De maneira geral, a indústria de carnes russa adotou posição moderada em relação ao episódio, dando a entender que a dimensão dada ao problema foi exagerada.

Por sinal, o presidente da Miratorg não está sozinho ao defender a qualidade da carne brasileira que entra no país. Falando ao site especializado Global Meat News, Sergey Ushin, presidente da Associação Nacional de Carnes da Rússia, afirmou ser impossível o envio de carne brasileira com algum problema de qualidade para o mercado russo, pois o Rosselkhoznadzor submete as carnes importadas ao mais rigoroso controle de qualidade. E não se limita a inspecionar os produtos fornecidos: também rastreia a cadeia produtiva e avalia o sistema veterinário do país fornecedor.

 

Fonte: AviSite

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp