Importações de soja pela China alcançam máxima de um ano em dezembro

A China, maior compradora de soja do mundo, importou nove milhões de toneladas de soja em dezembro, o maior volume em um ano, de acordo com dados oficiais de alfândega divulgados hoje, à medida que esmagadores reabasteceram seus estoques antes de um período de pico no consumo.

As importações de dezembro ficaram perto das 9.12 milhões de toneladas do mesmo mês do ano anterior, segundo dados da Administração Geral de Alfândega, e estiveram 14,8% acima das 7.84 milhões de toneladas importadas em novembro.

As importações totais para 2016 alcançaram 83.9 milhões de toneladas, 2,7% acima do ano anterior – a menor alta em anos, devido a aumentos na produção própria de soja da China e vendas de estoques públicos que reduziram a demanda pela oferta estrangeira.

As importações de soja pela China geralmente aumentam nos meses de inverno no país, quando a nova safra dos Estados Unidos chega ao mercado, e produtores de ração começam a abastecer os estoques antes do feriado chinês do Ano Novo Lunar.

A demanda por soja também se beneficiou das taxas antidumping de Pequim sobre os grãos secos de destilarias dos EUA, um ingrediente chave para a ração animal que pode ser substituído pelo farelo de soja.

 

Fonte: Reuters

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp