O volume das importações de fertilizantes entre janeiro e abril de 2021 foi recorde para o período. Chegaram pelos portos brasileiros 10.5 milhões de toneladas, acima das 8.9 milhões de toneladas no mesmo período de 2020, que já tinha sido recorde. Os estados que mais importaram foram Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, nesta ordem. Os produtores mato-grossenses aumentaram de 1.9 milhão para 2.2 milhões de toneladas.
O aumento está relacionado com o bom momento do agronegócio, o que acelerou as compras antecipadas dos insumos no mercado internacional. Segundo o boletim logístico, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o produtor está capitalizado com a relação de troca favorável, em função dos bons preços dos grãos.
“As incertezas, em especial de desabastecimento por questões logísticas devido à pandemia e a alta do dólar, deram a impressão de que haveria uma queda nos volumes de importação daqueles insumos, mas, durante todo o ano passado as importações se mantiveram estáveis com volumes lineares”, indicou a publicação.
O ranking com os dez maiores países exportadores de adubos e fertilizantes para o Brasil é liderado pela Rússia, e prossegue com China, Canadá, Marrocos, Belarus, Catar, Estados Unidos, Alemanha e Holanda.
Movimentação portuária
Esses insumos representaram cerca de 43% do total de produtos importados por meio dos portos de Paranaguá e Antonina, ambos no Paraná. Nos quatro primeiros meses do ano, foram 3.221.386 toneladas trazidas do exterior. No mesmo período em 2020, foram 2.875.263 toneladas.
Considerando esse aumento do volume das importações, cresceu também a movimentação portuária, com destaque para os tradicionais portos de Paranaguá (PR), Santos (SP), Rio Grande (RS) e São Francisco do Sul (SC).
No entanto, chamou atenção a inclusão do porto de Itaqui (MA) pelo volume expressivo de quase 1 milhão de toneladas para atender os estados do Centro-Oeste, mas, sobretudo, pela infraestrutura existente para receber navios de maior porte.
Nesse período de janeiro a abril de 2021, os portos de Paranaguá e Santos foram responsáveis por 54% das importações recebidas no Brasil.
Fonte: Agrolink
Equipe SNA