Importação de milho transgênico dos EUA volta a ser discutida pela CTNBio na próxima semana

Após a prorrogação por mais 90 dias do período de isenção do imposto de importação para o milho, medida divulgada pela Camex (Câmara de Comércio Exterior), a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) voltará a discutir a aprovação ou não de novas variedades transgênicas do cereal dos Estados Unidos. A reunião acontece na próxima quinta-feira (6), segundo informou a assessoria de imprensa da comissão.

No início do mês, a comissão havia aprovado o uso no Brasil de apenas uma variedade de milho transgênico da Monsanto comercializada nos EUA. Ainda estão sendo analisadas mais duas variedades da multinacional e uma da Syngenta.

“Há uma perspectiva de que a comissão libere a importação de novas variedades transgênicas de milho norte-americano. Até o momento, os compradores brasileiros têm feito compras bem pontuais do país, devido a esse impasse”, disse a analista da FCStone, Ana Luiza Lodi.

No acumulado entre janeiro e agosto de 2016, o volume de milho total importado ultrapassa 1.087 milhão de toneladas, segundo dados reportados pelo Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Somente no mês passado, as importações totalizaram 295.370 toneladas do cereal.

 

Fonte: Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp