O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou a sexta estimativa da safra 2019/2020 de algodão em Mato Grosso, trazendo a consolidação da área destinada ao algodão, com atualização na previsão da produtividade no estado.
A área do algodão foi consolidada em 1.13 milhão de hectares, um aumento de 1,28% em relação à safra passada, sendo 141.700 hectares destinados ao cultivo da primeira safra, e 990.360 hectares para a segunda.
O recorde para a área é reflexo da alta dos preços no início da comercialização, que proporcionou o adiantamento das vendas futuras da pluma e estimulou os produtores a destinar uma área maior para o cultivo do algodão em Mato Grosso.
Já em relação à produtividade, com as primeiras áreas colhidas registrando bons resultados em muitas regiões, a nova estimativa de produtividade avançou 0,59% em relação ao último relatório, ficando prevista em 289,49 arroba por hectare (4.342 quilos por hectare) na média do estado.
Outro ponto importante que auxiliou na sustentação da previsão é a sanidade das lavouras, que está dentro da normalidade, com a população do bicudo-do-algodoeiro bem monitorada.
Agência Safras