A praticidade oferecida pelas frutas, verduras e legumes minimamente processados comercializados no mercado varejista são a solução para uma alimentação saudável, porém o consumidor deve ficar atento para alguns detalhes importantes no momento da compra, que darão a certeza de que o alimento é seguro para o consumo.
Para a nutricionista Roseane Bob – diretora técnica da empresa VegQuality, única empresa brasileira especializada na consultoria técnica ao segmento -, os frutos, legumes e verduras minimamente processados e prontos para o consumo, os FLV IV Gama, oferecem segurança ao consumidor, desde que sejam observadas algumas condições.
“Uma dica importante é verificar as informações do rótulo que devem conter: garantia da origem (empresa processadora), indicação “PRONTO PARA O CONSUMO”, prazo de validade, lote, orientações para o armazenamento, prazo de validade, prazo de validade após abrir a embalagem, orientações para o armazenamento, composição do produto e informação nutricional).”
TEMPERATURA
Nos pontos de venda os frutos, legumes e verduras, os FLV IV Gama, obrigatoriamente devem estar armazenados em geladeira (preferencialmente em temperatura de 6º C a 8ºC) e esta é a indicação da mesma temperatura para armazenamento na residência.
Dica importante: Quando estiver fazendo compras, o FLV deverá ser o último produto a ser pego na gôndola.
PRAZO DE VALIDADE
Roseane Bob orienta quanto ao prazo de validade dos frutos, legumes e verduras prontos para o consumo, os chamados FLV IV Gama, que segundo ela são variados e dependem diretamente da qualidade da matéria prima inicial, processos utilizados na cadeia de frio e embalagens, entre outros.
“Quando o vegetal é somente picado, não está pronto para o consumo. Citamos como exemplos destes a couve manteiga e os legumes picados vendidos nas feiras livres.”
Já os FLV IV Gama, ou seja, frutas, legumes e verduras minimamente processadas, prontos para o consumo estão prontos para o consumo. É só abrir a embalagem e consumir. A nutricionista ressalta ainda que estes produtos são naturais, sem conservantes, sendo higienizados (lavados e sanitizados), submetidos ou não por processos culinários.
“É só abrir a embalagem e consumir, pois são produtos práticos, saudáveis e a solução para uma alimentação saudável.”
O EVENTO
No período de 4 a 6 de agosto a VegQuality, consultoria brasileira com filial na Austrália, pioneira no Brasil, única empresa nacional focada no desenvolvimento e consultoria técnica para o segmento de Frutas, Verduras, Legumes minimamente processados prontos para o consumo, está promovendo o II Workshop Brasileiro FLV IV Gama – A Solução para Uma Alimentação Saudável, quel tratará com profundidade assuntos relacionados a alimentação saudável e cadeia produtiva de frutos, verduras e legumes da terra à mesa.
São aguardados para o evento em torno de 250 participantes dentre órgãos regulamentadores federais, estaduais e municipais, Instituições representativas do segmento de alimentação, saúde, cadeia produtiva IV Gama, universidades, pesquisadores, influentes empresários, executivos, profissionais atuantes e futuros profissionais estarão reunidos neste evento para participar do programa científico e viabilizar uma verdadeira articulação entre vários profissionais e segmentos da economia.
Fonte: Da assessoria