IAC celebra 136 anos e apresenta avanços na pesquisa agrícola

Primeira instituição de pesquisa agrícola da América Latina, o Instituto Agronômico (IAC) comemora 136 anos nesta terça-feira (27).

Em uma cerimônia de celebração realizada na sede do IAC, em Campinas, no interior de São Paulo, a partir das 15h, serão apresentados resultados de pesquisas inovadoras que têm impulsionado o setor agrícola.

Entre os destaques estão o lançamento de duas novas cultivares de feijão, batizadas de Bamboo e Red Bamboo.

Essas variedades são as primeiras do tipo desenvolvidas e registradas no Brasil, proporcionando aos produtores brasileiros novas oportunidades de inserção no mercado global de pulses.

Outra novidade é a introdução de seis porta-enxertos para citricultura, produzidos no Brasil.

Esses materiais são os primeiros do tipo desenvolvidos pelo IAC e estão sendo avaliados pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Além disso, foram desenvolvidas em parceria com a Embrapa e a Fundação Coopercitrus Credicitrus três variedades-copa de citros, que trarão benefícios significativos para o setor.

Durante a cerimônia, também serão assinados dois acordos de parceria estratégica.

O primeiro, com a PUC-Campinas, permitirá que o IAC compartilhe sua expertise agronômica na formação de engenheiros agrônomos, fortalecendo o conhecimento técnico na área.

O segundo acordo, em parceria com a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e a APTA Regional (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), busca impulsionar a pesquisa e a transferência de tecnologia na produção de mandioca e batata-doce.

A cerimônia contará com a presença de representantes do agronegócio e de diversos setores, bem como do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antônio Junqueira. O evento é um marco para o IAC, que se destaca como referência na inovação agrícola.

“Comemorar os 136 anos do IAC é motivo de grande alegria. Temos muito a celebrar, como a introdução de tecnologias inéditas em diversas áreas de atuação e o significativo aumento na captação de recursos. Essas conquistas refletem o maior envolvimento do IAC nas principais cadeias do agronegócio, o que tem gerado oportunidades para ampliar os investimentos no instituto”, disse Marcos Landell, Diretor-Geral do IAC.

Fonte: Canal Rural
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp