Em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou os requerimentos para dez novos projetos de ferrovias, abrindo o chamado Setembro Ferroviário.
A medida tem base nas regras da Medida Provisória (MP) 1065/2021, editada no início da semana, que permite a construção de novas ferrovias por meio de autorização simplificada, sem a necessidade de leilões de concessão. O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, de ministros, parlamentares e outras autoridades.
Os investimentos previstos são de R$ 53 bilhões para a construção de 3.300 quilômetros de trilhos dentro do programa Pró-Trilhos, que vai impulsionar o surgimento de novas ferrovias.
Fazem parte das autorizações a construção de novas linhas férreas e novidades em empreendimentos como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico) e People Mover.
Trecho
Segundo o Ministério da Infraestrutura, a Vale entrou com pedido para a construção do trecho da Fico entre Água Boa e Lucas do Rio Verde (ambas no MT), com investimentos previstos de R$ 6.4 bilhões.
No dia 17 deste mês, o ministro Tarcísio deverá visitar Mara Rosa (GO), onde está prevista a instalação do canteiro de obras do primeiro trecho da ferrovia, entre Goiás e Mato Grosso.
Expansão
Além de Mato Grosso, as novas ferrovias vão cortar cidades do Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí e São Paulo. Com a entrega dos requerimentos, os projetos começam agora a ser avaliados pelo Ministério da Infraestrutura, responsável por emitir as autorizações.
O governo afirma que o modelo é semelhante ao que já existe na exploração de infraestrutura em setores como telecomunicações, energia elétrica, portos e aeroportos.
Nesta sexta-feira, acompanhado do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura irá ao município de Tanhaçu (BA) para a assinatura do contrato da Fiol, cujo primeiro trecho vai de Ilhéus, no litoral, a Caetité, interior baiano. Concedida em leilão realizado em abril, a ferrovia tem investimentos previstos em R$ 3.3 bilhões.
Novas ferrovias previstas
– Água Boa/MT – Lucas do Rio Verde/MT: 557 km de extensão, investimento de R$ 6,4 bilhões
– Uberlândia/MG – Chaveslândia/MG: 235 km de extensão, investimento de R$ 2,7 bilhões
– Estreito/MA – Balsas/MA: 245 km de extensão, investimento de R$ 2,8 bilhões
– Shortline entre Perequê/SP – TIPLAN/Porto de Santos/SP: 8 km de extensão, investimento de R$ 100 milhões
– Maracaju/MS – Dourados/MS: 76 km de extensão, investimento de R$ 2,85 bilhões
– Guarapuava/PR – Paranaguá/PR: 405 km de extensão, investimento de R$ 15,2 bilhões
– Cascavel/PR – Foz do Iguaçu/PR: 166 km de extensão, investimento de R$ 6,25 bilhões
– Açailândia/MA – Alcântara/MA: 520 km de extensão, investimento de R$ 6,5 bilhões
– São Mateus/ES – Ipatinga/MG: 420 km de extensão, investimento de R$ 5 bilhões
– Suape/PE – Curral Novo/PI: 717 km de extensão, investimento de R$ 5,7 bilhões
Fonte: Agrolink
Equipe SNA