A Secretaria do Estado do Ambiente do Rio de Janeiro está com um edital aberto para a compra de drones. O Termo de Referência prevê a aquisição de 15 drones para o Governo do Rio com a inclusão de um treinamento específicos para 30 servidores públicos.
Projeto que originou esta demanda, o “Olho no Verde” envolve o combate ao desmatamento pelo monitoramento contínuo da cobertura florestal, utilizando imagens de satélite de alta resolução espacial.
Os interessados deverão baixar a Solicitação de Proposta e o Modelo de Proposta. Os envelopes de documentação deverão ser entregues e protocolados no setor de compras do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), localizado na Rua da Candelária, 9, sala 1005, no Centro do Rio de Janeiro, devidamente lacrados e identificados, até o dia 6 de agosto de 2018 às 18h.
PROJETO ‘OLHO NO VERDE’
A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) concentram esforços em ações para ampliar a cobertura de Mata Atlântica e buscar o desmatamento ilegal zero deste importante bioma até o fim 2018, e uma dessas iniciativas é o Projeto Olho no Verde do IDG.
Fruto de uma parceria entre a SEA, o Inea e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/ Coppetec), o Projeto envolve o monitoramento sistemático da cobertura florestal de uma área de sete mil quilômetros quadrados, onde se localizam os principais remanescentes florestais do Estado. Para isso, utiliza imagens de alta resolução obtidas semanalmente.
A expectativa sobre esse projeto, mais do que os números gerados, é o efeito preventivo junto à sociedade, sabendo que, a partir de agora, a cobertura florestal fluminense tem um monitoramento com esse nível de excelência.
DRONESHOW PLUS 2018
O Processamento de Imagens coletadas com Drones será tema de dois cursos que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP).
Confira a programação completa, clicando aqui!
Fonte: DroneShow com edição d’A Lavoura