Globo Rural: Conferência no Rio de Janeiro discute o mercado de sementes orgânicas

No dia 11 de maio, a Conferência Green Rio 2017 contará com um painel sobre o mercado de sementes orgânicas. Mediado por Sylvia Wachsner, coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), o debate terá a presença do coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, do coordenador geral do Centro de Pesquisas de Agricultura Natural da Fundação Mokiti Okada, Luiz Carlos Demattê, e do pesquisador científico Sebastião Tivelli.

Segundo Demattê Filho, empresas europeias produtoras de sementes buscam iniciar a produção e a comercialização no Brasil. Para ele, o pais precisa investir mais em incentivos à pesquisa e ao desenvolvimento de materiais adequados às necessidades da agricultura orgânica. Além disso, o coordenador também ressalta que é necessário estabelecer um marco regulatório favorável às iniciativas nesse campo.

Chefe de seção técnica na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o pesquisador Tivelli afirma que as sementes orgânicas prometem movimentar o mercado brasileiro. Neste ano, uma empresa holandesa irá lançar suas sementes no Brasil. O pesquisador também ressalta que é importante que haja uma lista com as espécies e variedades em que só poderão ser utilizadas sementes orgânicas.

De acordo com o Demattê Filho, um dos principais obstáculos da comercialização de sementes orgânicas é o seu custo. Para ele, a falta de tecnologias provoca esse aumento dos preços. Embora possuam custos altos, especialistas acreditam que as sementes orgânicas contribuem para um modelo eficiente de agricultura sustentável. O coordenador diz que elas não são dependentes de fertilizantes solúveis e consequentemente geram produtos mais adaptados às condições de solo e clima do local.

Serviço

O painel Mercado de Sementes Orgânicas: Oportunidades e Desafios ocorre no dia 11 de maio na Conferência Green Rio 2017 às 14 horas, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Confira a programação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site.

 

Fonte: Globo Rural

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp