Nesta quarta-feira (14 de dezembro), o mercado de frango vivo registrou um novo dia de estabilidade nas principais praças de comercialização. Nesta semana, baixas já foram anotadas em São Paulo, mesmo em período em que a demanda é mais aquecida no mercado. Com isso, a referência passa a ser de R$ 3,00 pelo quilo do vivo. Já em Minas Gerais, a cotações segue estável em R$ 3,30 pelo quilo.
O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) apoindicou que o mercado interno tem registrado lentidão neste início de dezembro, apesar das expectativas de altas para o período. O cenário frustra as expectativas de agentes do mercado que aguardavam melhora na liquidez, diante das festividades de final de ano e o recebimento do 13º salário.
Por outro lado, os custos de produção registraram recuo em novembro, segundo aponta a Embrapa Suínos e Aves. No mês o índice ICPFrango/Embrapa anotou 210,82 pontos, caindo 0,48% na comparação com os dados de outubro.
Porém, no ano foi acumulada alta de 62,09%, enquanto que nos últimos doze meses a valorização é de 60,88 %. O cenário é reflexo da forte alta do milho no ano, devido à escassez do cereal no mercado interno influenciado pela alta do dólar – que favoreceu as exportações.
Fonte: Notícias Agrícolas