Exportações do Brasil para o mercado árabe renderam US$ 7.1 bilhões nos primeiros sete meses de 2020

Relatório divulgado pelo Departamento de Inteligência de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira mostrou que as exportações do Brasil para os países árabes somaram US$ 7.1 bilhões nos sete primeiros meses deste ano.

As vendas brasileiras registraram aumento de 16,90% em relação ao mesmo período de 2019. Os produtos mais exportados foram carne de frango, açúcar, minério de ferro, carne bovina e milho, respondendo por mais de 70% dos embarques do Brasil para o Oriente Médio e Norte da África.

Mas, para exportar para a maioria dos países árabes, é necessário ter a certificação halal, respeitando a jurisprudência islâmica.

“As exigências de exportação estão cada vez mais altas, principalmente para os países árabes e islâmicos em diversas categorias. Toda a cadeia deve ser certificada desde a matéria-prima, insumos, transporte e armazenamento, inclusive as empresas que prestam serviços para as fabricantes”, disse o gerente comercial da Cdial Halal, Omar Chahine.

“É importante que as empresas entendam que é um conceito geral e não basta o produto ter um selo de certificação na embalagem para ingressar neste mercado. Os árabes precisam entender todo o processo para ter certeza da validação da certificação halal de acordo com as leis islâmicas”.

O mercado halal é muito promissor e pretende faturar, no mundo, em torno de US$ 3.2 trilhões até 2024, segundo os dados da Africa Economic Foundation e Dinar Standard. Entre os setores, se destacam o de cosméticos, que deve faturar em torno de US$ 95 bilhões; o de fármacos, com US$ 134 bilhões, entre outros.

 

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