As exportações do Brasil em contêineres subiram 2,9% no terceiro trimestre deste ano, puxadas principalmente pelos embarques de produtos do agronegócio, enquanto o volume de importações reduziu o ritmo de queda, indicou nesta terça-feira um relatório setorial da Maersk Line, maior empresa de transporte marítimo de contêineres do mundo.
O volume de contêineres refrigerados na exportação subiu 0,8% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2015, disse o relatório.
A alta neste tipo de contêiner, que carrega majoritariamente carnes congeladas e frutas, foi de 28,4% para a Ásia, compensando quedas nos embarques para Europa, África e Oriente Médio.
“Ao longo deste ano inteiro vimos crescimento da carga refrigerada, principalmente para Ásia. O driver principal é o aumento de consumo chinês. A mudança de hábito de alimentação do chinês é muito encorajadora, e isso veio para ficar”, disse o diretor de Trade e Marketing da Maersk Line na Costa Leste da América do Sul, João Momesso.
Já o volume na exportação em contêineres de carga seca, que engloba desde produtos manufaturados até commodities agrícolas (exceto carnes e frutas), subiu 3,6% no período de julho a setembro deste ano, em relação ao mesmo período em 2015.
“Uma commodity que teve peso muito forte no trimestre foi o açúcar. Alguns mercados do Sudeste Asiático tiveram que ser supridos pelo açúcar brasileiro”, disse Momesso, salientando que o volume embarcado com açúcar em contêineres subiu 49,5% no trimestre.
O algodão, que tem uma grande participação no número total de contêineres exportados, subiu 6,1% no período.
A madeira, que responde por um sexto de todos os contêineres de carga seca exportados pelo País, teve alta de 44,3% no trimestre, com fortes vendas para Índia e Vietnã.
Numa tendência oposta, o uso de conteineres para exportações de soja caiu 72,3% no trimestre, segundo a Maersk Line, devido a um encarecimento dos fretes.
Os custos para exportar em contêineres tem subido desde o fim do ano passado, porque o volume de importações do País caiu, fazendo com quem sobrem menos linhas marítimas e menos contêineres vazios para fazer os embarques e os fretes de retorno a partir do Brasil.
Com isso, houve uma retração dos exportadores de soja que vinham experimentando usar contêineres para suas vendas no exterior, em um setor margens muito apertadas e sensível a alterações de custos.
“O relatório mostra que, devido à falta de espaço para Ásia, algumas das commodities tiveram que deixar o contêiner”, disse Momesso.
Importações
Termômetro da atividade econômica do País e do poder de compra dos consumidores, as importações por contêineres continuaram recuando no terceiro trimestre, embora em um ritmo menor, apontou a Maersk Line.
As chegadas de contêineres no País caíram 8,6% no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2015, que já tinha sido um período de desaceleração nos negócios.
Nos dois primeiros trimestres do ano, a retração de importações havia sido de 31,2% e 17,6%, segundo o relatório.
“Não está recuperando ainda, mas a velocidade da queda diminui. Para o atual trimestre, nossa expectativa é que pare de cair. Pelo menos os volumes estão estabilizando”, destacou o executivo.
Segundo o relatório, as importações declinaram menos graças à melhoria na demanda por bens europeus e asiáticos.
Fonte: Reuters