A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa as indústrias das carnes de frango e suína, voltou a manifestar preocupação com o fluxo elevado de exportações de milho do Brasil, que ajuda a reduzir a oferta do grão e impulsiona os preços no mercado interno. O milho é o principal componente da ração de aves e suínos.
Em nota, o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, chamou atenção para as exportações de milho do Brasil aos EUA. Os americanos, que lideram a produção mundial de milho, são os principais concorrentes do Brasil no mercado de carne de frango.
“Enquanto enfrentamos escassez por aqui, vemos situações como a dos EUA que […] vive uma ‘super’ oferta em seus silos […] ao mesmo tempo em que aumenta as importações do grão produzido no campo brasileiro, sob protesto dos produtores americanos do cereal”, disse Turra, fazendo alusão à recente matéria do “The Wall Street Journal”.
Segundo dados do USDA os americanos importarão 1.27 milhão de toneladas de milho da América do Sul na atual safra, o que representa um aumento de 56% na comparação com a temporada 2014/15.
Fonte: Valor Econômico