As exportações de carne bovina do Brasil, em abril, registraram um resultado nada satisfatório. Segundo levantamento da Radar Investimentos, o volume de 70.200 toneladas é o menor dos últimos cinco anos, se igualando a abril de 2012. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), divulgados na terça-feira (2), o volume das exportações recuaram 28,5% em relação ao mês passado e 18,9% em relação a igual período de 2016.
A receita também caiu. Os embarques de abril totalizaram US$ 292.6 milhões – 7,3% abaixo de março de 2017 e 4,1% menor que em abril do ano passado. Para a Radar, o desempenho das exportações ocorreu pela redução dos abates neste mês, após o susto com os embargos em razão da operação Carne Fraca, da Polícia Federal.
O levantamento preliminar da consultoria MBAgro apontou queda em torno de 20% no volume de animais abatidos, em função do fechamento de unidades frigoríficas e a postura retida dos pecuaristas. Contudo, “a retomada de mais plantas na semana anterior e na terça-feira pode melhorar o quadro das exportações em maio frente ao mês anterior”, indica a consultoria.
Exportações brasileiras de carne bovina in natura, em mil toneladas
Fonte: Notícias Agrícolas