Exportações de biscoitos aumentam 15% no semestre

As exportações de biscoitos brasileiros totalizaram US$ 48.9 milhões no primeiro semestre de 2021, com aumento de 11,40% em relação a 2020. Isso representa um crescimento de 15,20% em volume, totalizando pouco mais de 30.000 toneladas de produtos vendidos para o exterior, na comparação com o comercializado no mesmo período do ano passado.

Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O resultado foi atribuído ao trabalho desenvolvido por empresários do setor, junto ao projeto setorial de fomento às exportações Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes.

No Brasil estão os principais players do mundo na categoria de biscoitos. O País está entre os 20 maiores fornecedores globais de mais de 30 tipos de biscoitos, em sua maioria doces sem coberturas. Destacam-se os biscoitos recheados nos seus mais diversos sabores, formatos e marcas – a categoria mais fabricada pelo Brasil.

Wafers

Considerando apenas o segmento de wafers, o Brasil é ainda melhor no mercado externo, entre os 15 maiores exportadores do mundo.

Os biscoitos wafers têm fortalecido a presença de marcas brasileiras no exterior porque é, ainda, uma categoria em desenvolvimento e com oportunidades de expansão em diversos mercados (diferentemente do Brasil, onde a marca já está consolidada).

Indústria competitiva

Segundo Claudio Zanão, presidente executivo da Abimapi, apesar do cenário de instabilidade, com a pandemia e a atual situação econômica do País, além dos fortes impactos da crise no transporte marítimo global e a alta do preço da farinha, a desvalorização do real refletiu favoravelmente nas exportações da categoria de biscoitos.

“Nossa indústria é bastante competitiva no mercado internacional, favorecida pelo forte mercado doméstico posicionado como o 3º maior do mundo. Temos volume que garante abastecimento constante aos compradores em mais de 100 destinos anualmente. É a categoria mais globalizada de nosso setor”, afirmou Zanão.

“Os estrangeiros sabem que os biscoitos brasileiros têm marcas com variedade de oferta, o que propicia o alcance de nossas empresas nos mais diferentes mercados, desde os países do Mercosul, nossos principais parceiros na categoria, até países do Oriente Médio como Iêmen, Omã, Líbia e Arábia Saudita”.

Até o final deste ano, a Abimapi espera um crescimento médio de 15% a 10%, respectivamente em valor e volume. A expectativa é atingir a cifra de US$ 100 milhões em faturamento, com 60.000 toneladas.

 

 

Fonte: Agrolink

Equipe SNA

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