As exportações de biscoitos aumentaram 25% no primeiro semestre deste ano, para 38.000 toneladas, na comparação com o volume vendido no mesmo período do ano passado.
No semestre, a indústria brasileira de biscoitos faturou 43% mais com a comercialização externa dos produtos para 110 países, somando US$ 70 milhões, segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi).
O crescimento das vendas externas dos biscoitos brasileiros é impulsionado pela pandemia da Covid-19, disse o diretor internacional da Abimapi, Rodrigo Iglesias.
“Entre os 30 principais destinos dos produtos ‘made in Brazil’ no primeiro semestre de 2022, um terço aumenta suas compras ano após ano desde 2020: Venezuela, Paraguai, Chile, Colômbia, Peru, Emirados Árabes Unidos, República Democrática do Congo, Guiana, Equador e Guatemala”, informou Iglesias, no levantamento.
Os países da América do Sul responderam por 70% das exportações de biscoitos do Brasil na primeira metade deste ano, destacou a Abimapi. Ainda sobre os destinos, a associação ressaltou a retomada do crescimento das exportações em mercados maduros, como os Estados Unidos, com aumento de 53% na receita gerada e 37% em volume comercializado.
Na avaliação da entidade, o avanço das vendas no atual estágio da pandemia nestes mercados “desperta boas perspectivas no alcance internacional para o ano”.
Outros destinos
Segundo a associação, as exportações brasileiras de biscoitos também superaram o volume pré-pandemia para a Angola, Guiné Equatorial, Panamá, Arábia Saudita e Japão. Já Guiné, Djibuti e Papua Nova Guiné retornaram a receber biscoitos do Brasil, o que havia sido interrompido desde o início da pandemia.
“Os altos custos de frete internacional ainda pressionam a expansão das exportações e o acesso a determinados destinos no mercado externo, mas pouco a pouco alguns destinos são retomados”, indicou Iglesias.
Perspectivas
A expectativa da Abimapi é que as vendas externas de biscoitos se acelerem neste segundo semestre, o que ocorre sazonalmente, impulsionadas pelas compras de países da América Latina, África e Oriente Médio.
No ano passado, a comercialização externa de biscoitos movimentou US$ 115.5 milhões em faturamento e totalizou 68.000 toneladas de produtos exportados, respondendo por 47% da receita total das exportações brasileiras de industrializados de trigo.
A indústria de massas, biscoitos, pães e bolos estima faturar 10% mais com exportações neste ano na comparação com o reportado em 2021, de US$ 245.5 milhões.
Já em volume, as exportações da categoria devem superar em 15% o total vendido ao exterior no ano passado, de 201.000 toneladas. As fabricantes de industrializados de trigo são responsáveis por um terço do consumo nacional de farinha de trigo.