As exportações brasileiras de café estão em alta. Em março, o volume foi 11% maior que o registrado no mesmo mês do ano passado. Já em relação à receita, o resultado foi ainda melhor, aumento de 80%.
Eduardo Carvalhaes Júnior, analista de mercado, explicou que a safra que está acabando foi de ciclo alto, ou seja, foi uma safra cheia, enquanto a anterior foi baixa. Outro motivo para a alta é a escassez nos países concorrentes devido aos preços baixos nos últimos anos. Por isso, não é surpresa para o mercado as exportações estarem maiores em comparação ao ano passado.
O café arábica de boa qualidade está em falta no mercado. O que tem está bem disputado e desde setembro os preços seguem valorizados.
Quem tem café arábica de boa qualidade está vendendo bem para o mercado externo. Todos os dias, as exportadoras compram e negociam o café direto na bolsa ou para algum cliente. A grande procura é pelo café de boa qualidade da safra atual.
A tendência é que os aumentos nas exportações continuem, assim como a valorização dos preços. O consumo está crescendo no mundo, não existe estoque nem nos países produtores e principais consumidores. A tendência é durante todo o ano de 2011, até 2012, haver bons preços para o café.
Fonte: Globo Rural