O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, foi homenageado na manhã desta segunda-feira, durante a 21ª Expodireto Cotrijal, no Rio Grande do Sul. Logo após a cerimônia de abertura da feira, Paulinelli foi imortalizado com uma placa de bronze. Ele é o 21º homenageado da Calçada da Fama, espaço inaugurado no evento do ano passado.
“Eu já disse várias vezes que fico constrangido. Eu é que teria de homenagear esse povo gaúcho, esses guerreiros, esses pioneiros, porque fizeram um grande salto na agricultura brasileira, não só aqui, mas no Brasil inteiro. Se eles querem me homenagear, eu transfiro aos produtores essa grande homenagem”, disse o ex-ministro.
Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras, Paulinelli se especializou nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola, e no final da década de 1960 fundou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa).
Entre 1974 e 1979 atuou como ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel. Também foi deputado federal entre 1987 e 1991, integrando a Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988). Hoje, Paulinelli é presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).
Incentivador da pesquisa, da ciência e da tecnologia, o ex-ministro afirmou que a Expodireto é uma grande vitrine para o crescimento do agronegócio brasileiro. “É uma feira que demonstra a competência e a evolução da nossa capacidade tecnológica, do desenvolvimento científico, da nossa capacidade produtiva e de uma nova agricultura tropical que está dominando o mundo”.
Estiveram presentes à cerimônia na Calçada da Fama a ministra da Agricultura Tereza Cristina, o ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni, o governador Eduardo Leite, os senadores Luis Carlos Heinze e Lasier Martins, o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, o presidente da Cotrijal, Nei Manica, o vice-presidente da cooperativa, Enio Schroeder, entre outras autoridades.
Agrolink