EUA deixa o etanol de lado para equilibrar preços

O ex-congressista republicano do estado de Missouri, Jim Talent, afirmou que o governo de Donald Trump está usando o etanol como um escudo contra os baixos preços das commodities agrícolas. Segundo ele, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) está tomando decisões a favor das indústrias petrolíferas e contra o etanol.

“O presidente Trump apoiou fortemente o etanol a caminho da Casa Branca. Os líderes rurais ficaram intrigados quando a EPA tentou contabilizar o volume exportado de etanol como parte do mandato doméstico. Esse esquema, que a Casa Branca eventualmente bloqueou, teria impulsionado as refinarias de petróleo, cujos lucros já estão subindo, a cortar mais de 1 bilhão de galões por ano do mercado doméstico de etanol”, disse.

Em contrapartida, o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue disse que o presidente não permitirá que a agricultura dos EUA absorva as táticas de retaliação da China. Segundo ele, algumas medidas drásticas são necessárias para evitar que as medidas chinesas causem impactos que venham prejudicar os norte-americanos no futuro, mesmo que isso signifique fazer alguns sacrifícios.

No entanto, Talente finalizou seu comunicado dizendo que o governo estadunidense está prejudicando tanto os seus eleitores quanto a própria China. “É a América agrícola, não o petróleo, que está sofrendo hoje, principalmente devido aos baixos preços das commodities. Trump agora pode ajudar os agricultores ao aprovar as vendas da E15 ao longo do ano. A EPA parece se concentrar em ajudar os refinadores de petróleo, mesmo que isso signifique prejudicar o etanol, assim como o governo chinês está trabalhando contra os agricultores americanos”, conclui.

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp