Etanol: venda de hidratado tem queda anual, mas aumenta na primeira quinzena de março, e anidro avança

As unidades produtoras de açúcar e álcool do centro-sul comercializaram um total de 1.094 bilhão de litros de etanol na primeira quinzena de março, informou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). O volume representa uma queda de 11,84% em relação ao mesmo período do ano passado. Do total, 27.43 milhões de litros foram destinados para o mercado externo e 1.07 bilhão de litros, vendido internamente.

A Unica informou que, embora a venda doméstica do biocombustível hidratado tenha registrado uma queda anual de 19,14% na primeira metade do mês para 632.03 milhões de litros, o resultado na comparação com a segunda quinzena de fevereiro foi de um aumento de 17,33%. Para o diretor técnico da entidade, Antônio de Pádua Rodrigues, isso indica que “o movimento de recuperação nas vendas de etanol hidratado permanece”.

As vendas de etanol anidro para o mercado interno na quinzena totalizaram 434.72 milhões de litros, com aumento anual de 11,39%. O avanço das vendas na primeira quinzena de março se deve, em parte, ao reajuste dos preços da gasolina na refinaria pela Petrobras, que passou a valer a partir do dia 11 deste mês e melhorou a competitividade do biocombustível frente ao derivado do petróleo.

Os efeitos completos do reajuste, porém, devem ser mostrados no próximo boletim da Unica, já que os preços mais altos vigoraram durante poucos dias da primeira metade do mês.

No acumulado da temporada 2021/22, que começou em abril do ano passado e vai até o fim de março, a venda total das usinas caiu 12,10% anualmente, para 26.05 bilhões de litros. A comercialização do etanol anidro aumentou 7,27%, para 10.35 bilhões de litros e a do hidratado recuou 21,45%, para 15.69 bilhões de litros.

 

 

Fonte: Broadcast Agro

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